- Área: 1200 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: A Lot OF brasil, Aris Soluces, CAF Serralheria, CK Divisorias e Forros, Coelho Metal, Deca, Decameron, Elart, Flexform, Inovar Esquadrias, JMC Eléctrica, Masisa, Metro Cenografia, Ourolux, Suvinil, Tok Stock, Tok Stok, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se da remodelação completa de dois antigos armazéns (1950s e 1960s) de dois edifícios vizinhos. Os espaços são subsolos dos edifícios voltados para a rua Teodoro Sampaio, mas que estão em nível com um praça semi-pública na Rua Virgílio de Carvalho Pinto. Portanto, forma um espaço inusitado na malha urbana de SP. Ambos os edifícios estavam completamente descaracterizados.
Nosso trabalho foi unir os 2 andares de cada edifício, interligando e criando espaços amplos e conectados, possibilitando alta capacidade e se ajustar, tendo como característica principal a flexibilidade. Foi necessário fazer uma completa adequação do imóvel, considerando ainda a necessidade de climatização e renovação da qualidade do ar. Tudo dentro de uma lógica de qualidade ambiental e economia de recursos e energia.
As características de inovação e criatividade dos que ali trabalham nos inspiraram e motivaram a pensar nessa arquitetura do século XX, a Bauhaus. Tomamos partido de muitos dos conceitos fundamentais desta escola, o que resultou num projeto bastante específico e de muito sucesso para o que pretendiam os empreendedores.
Simplicidade, estética e qualidade técnica. Primeiro “depenamos” os edifícios, deixando apenas sua estrutura de concreto aparente, posteriormente inserimos as infraestruturas elétricas, hidráulicas e de refrigeração, que ficaram aparentes. Por último, colocamos o recheio, divisórias e painéis, além do mobiliário. As dificuldades foram muitas, em especial a necessidade de cortes e fechamento nas lajes existentes, para a inserção de novas escadas e acessos, além da integração entre os dos edifícios.